São 12 mil títulos com textos completos de artigos de periódicos, 126 bases referenciais, sendo cinco sobre patentes, e 194 instituições de educação superior com acesso aos materiais de pesquisa, entre elas a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Na celebração dos oito anos de criação do Portal de Periódicos da Capes nesta terça-feira, 11, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a parceria construída com editoras, instituições de ensino superior e de pesquisa para a divulgação do conhecimento. “O conhecimento é o que de melhor o país pode oferecer a seus cidadãos”, disse.
Haddad lembrou da dificuldade que seria criar uma biblioteca com um milhão de livros em localidades distantes nas regiões Norte, Nordeste, Sul, e mantê-la atualizada. O Portal de Periódicos, com um rico e atualizado acervo, explicou, cumpre o papel de dar acesso ao que o mundo produz de melhor aos brasileiros de qualquer município.
O projeto de ampliação do Portal de Periódicos, segundo o diretor da Capes para programas e bolsas no país, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, prevê uma série de ações, entre as quais, a aquisição de ferramentas que facilitam o acesso à busca.O novo sistema terá busca por palavra, assunto e autor, o que amplia as possibilidades do pesquisador de encontrar a informação em diferentes áreas. Da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que já é parceira do portal, a Capes vai adquirir equipamentos e software que permitem acessar estatísticas em tempo real. Outra ferramenta dará ao usuário acesso a dados do portal, com uso de senha, de qualquer lugar do mundo.O presidente da Capes, Jorge Guimarães, fez um conjunto de anúncios, onde destacou a renovação de 25 contratos com editoras, a criação de prêmios, o lançamento em 2009 da webTV, que vai transmitir vídeos para treinamento, ferramenta para uso das instituições, além do aumento do número de publicações das atuais 122 para 167.